Minha lista de blogs

terça-feira, 25 de outubro de 2011

atividade 4.7 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. Sistematização conceitual.

 
O conceito de currículo pode ser definido como uma abordagem globais dos fenômenos educativos, uma maneira de pensar a educação que consiste em previligiar a questão dos conteúdos e a forma como estes conteúdos se organizam nos cursos. Um currículo escola é principalmente, no vocabulário pedagógico anglo-saxão, um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem às quais o indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição educacional formal. ''É um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagens não só no que concerne á seleção de metas e conteúdos , mas também na maneira de planejar as atividades'' ( César Coll ), o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à dos educandos.
As novas tecnologias são apoio na implementação do currículo, são recursos de comunicação e expressão do pensamento, através de diferentes mídias. Ainda existe escola com um ambiente pouco atrativo, enfrentando praticamente aulas expositivas e quadro de giz. Essas escolas precisam urgentemente repensar o seu papel e mudar a sua postura perante ao currículo. As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios, as novas tecnologias proporcionam o bom desenvolvimento do currículo. A integração currículo e tecnologia no contexto escolar e no desenvolvimento do mesmo deve se dar por meio de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais concreta e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construido com a participação de todos os envolvidos no processo educativo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário