Escola Municipal “Dr Juscelino Kubitschek”
Projeto: Cidadão consciente
Turma: 4º ano
Professoras: Ana Maria Ladeira Barbosa e
Denise Amaral Ferreira Barbosa
Área de conhecimento:Geografia/História,Língua portuguesa, Artes e Matemática.
1-Apresentação
Hoje, nas cidades modernas, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas , pois ao mesmo tempo em que ele permite acesso a inume-os locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos de uso e consumo,o trânsito também é uma enorme fonte de serviços males , como por exemplo, congestionamentos , poluição ambiental , acidentes e ,ainda o problema de convivência entre pessoas.
2-Objetivos
2.1-Objetivo Geral
-Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivencia socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
2.2-Objetivos Específicos
Turma: 4º ano
Professoras: Ana Maria Ladeira Barbosa e
Denise Amaral Ferreira Barbosa
Área de conhecimento:Geografia/História,Língua portuguesa, Artes e Matemática.
1-Apresentação
Hoje, nas cidades modernas, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas , pois ao mesmo tempo em que ele permite acesso a inume-os locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos de uso e consumo,o trânsito também é uma enorme fonte de serviços males , como por exemplo, congestionamentos , poluição ambiental , acidentes e ,ainda o problema de convivência entre pessoas.
2-Objetivos
2.1-Objetivo Geral
-Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivencia socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
2.2-Objetivos Específicos
-Identificar a Educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva,
-Colaborar para a Formação de comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança.
-Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito.
-Desenvolver a atenção e a percepção aplicando-as à obediência à sinalização do Trânsito.
-Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade tais ,como: paciência, tolerância,responsabili- dade, coleguismo, humildade, etc …
3-Justificativa
A finalidade destas aulas vem buscar contribuir efetiva- mente na preservação e auxiliar na conscientização e conhe- cimento quanto à proteção da vida .
Também tem como meta levar a ao entendimento dos educandos , a importância e a relevante pratica que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito , bem como a devida e a indispensável atenção e respeito, para que aja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas (Bougue te al,2008).
4-Parceria
A atividade sera desenvolvida juntamente com a Secretaria Municipal de Trânsito e a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.
5-Atividades do Projeto
O Projeto será trabalhado em duas semanas pela professora regente, e diretora da escola ,de forma interdisciplinar procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividade que envolvam criatividade participação efetiva dos alunos e educadores.
5.1Atividades em classe
- Debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos;
- Produção de texto,
- Leitura de diversos textos que abordam o assunto;
- Confecção de cartazes;
- Pesquisas na internet;
- Entrevistas com guarda de trânsito ou outas pessoas ligadas ao assunto;
- Músicas ,jogos , brincadeiras;
Apresentação de documentários em DVDs;
Desenhos;
Confecção de gráficos;
- Visita ao laboratório de informática .
6-Recursos materiais
- Papel A4,
- cartolinas ,papel pardo
- Tesoura,cola branca´fita durex e adesiva.
- Pincel atômico´.
- Lápis de cor e giz de cera,
Revistas .,jornais,folhetos,etc...
6.1-Mídias utilizadas
- Aparelho de DVD e TV.
- Máquina Copiadora
- Filmes de DVDs,
- Aparelho de som e CDs;
- Maquina fotográfica digital,
- Computador.
- https://docs.google.com/leaf?id=0B3XxdK5ZKQwyMTE4M2I1MmMtZGFlZS00N2I2LThmODUtZGI5NWFmYzJlZTc5&hl=en_US Clique aqui para ver mídias digitais
7-Avaliação
A avaliação se dará durante todo o processo de apren dizagem no decorrer das atividades pedagógicas.
Referência bibliográfica:
OBS: Este projeto é parte de um trabalho elaborado por Geovanni Salera Junior é Mestre em ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário